BREVE HISTÓRIA DA COMPANHIA DE ARTILHARIA 1688
A CART 1688 pertence ao Batalhão de Artilharia 1913, que teve como unidade mobilizadora o Regimento da Artilharia Pesada 2 de Vila Nova de Gaia, sendo constituída por pessoal mobilizado da região a norte do Douro e arredores do grande Porto, na sua maioria.
A concentração para a formação do Batalhão começou a efectuar-se em 4 de Janeiro de 1967, a fim ser ministrada a especialidade do atiradores.
Entre 4 de Janeiro e 27 de Fevereiro, por um pequeno período de 5 dias, a Companhia deslocou-se, em caminhada nocturna, para o Aquartelamento da Carreira de tiro em Espinho onde ali permaneceu efectuando tiro de G3 com alvo, sem alvo e em progressão.
Treinou-se também o tiro de bazuca com disparos em direcção ao areal.
Procurou-se mentalizar todo o soldado a dar o melhor do seu esforço na aprendizagem ministrada.
Em 27 de Fevereiro de 1967 a Companhia deslocou-se para Viana do Castelo a fim de tomar parte do IAO que terminou em 7 de Abril de 1967, após duas semanas de acampamento na Serra de Agra.
Esta dose dupla ficou a dever-se a alterações na ordem de embarque de tropas para o ultramar dado o incêndio na Serra de Sintra onde morreram vários militares de um contingente que se encontrava prestes a embarcar.
Após o gozo de licença das normas militares, a 25 de ABRIL de 1967 após a cerimónia de entrega de Guiões e desfile na cidade de Viana, em comboio, que eu quase considerava mais próprio para transporte de animais do que de seres humanos, de noite ( como que à sucapa) embarcámos rumo a Lisboa onde se chegou de madrugada ao Cais de Alcântara.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial