BREVE INTRODUÇÃO
A C. ART 1688 começou a ser construída nos finais do ano de 1966, sob a bandeira do RAP 2 da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia.onde se foram juntando os praças oriundos de várias unidades principalmente do Norte do País, oficiais (alferes), sargentos ( sargentos do quadro, furrieis milicianos) sob a batuta do Capitão do Quadro permanente DAMASCENO MAURICIO
LOUREIRO BORGES, hoje reformado na patente de CORONEL.
Esta Companhia como não poderia deixar de ser, enquadrava-se no Batalhão de Artilharia 1913 e ali, na Serra do Pilar começou a ser construído o destino de todo este pessoal.
A preparação, ora era efectuada dentro das paredes daquela Unidade, ora nos terrenos envolventes da Serra do Pilar, ou ainda nas matas e pinhais a caminho da encosta sobranceira ao Rio Douro.
Ficaram célebres algumas pielas, de alguns militares, que no confronto com a caneca da cerveja o copo de vinho verde ou o bagaço oriundo das castas do imenso Douro, umas vezes dentro das velhas paredes do mosteiro, ou nos cafés das redondezas ou ainda nos bares do lado de lá da Ponte, NORMALMENTE ficavam a perder e não raras vezes após algumas noitadas, era o gregório ali chamado.
A rede de protecção no inicio das Rua dos Polacos onde existia uma secreta passagem acabou por ser completamente reformulada pois se não o fosse qualquer dia passava por lá um Batalhão em passo de corrida.
Após esta breve introdução, nos próximos Capítulos darei conta de algumas peripécias ocorridas durante a estadia em Vila Nova de Gaia, o treino de tiro na Carreira de Tiro de Espinho, o
IAO levado a cabo em Viana do Castelo, em dose dupla, o embarque no Uíge, o desembarque em Bissau, a brevíssima estadia em Bissau, o tirocínio em Bula, a deslocação e estadia do 3º Pelotão em Encheia, a deslocação e estadia da restante Companhia em Biambi, a junção àqueles do 3º Pelotão, o regresso a Bissau com os Fuzileiros, Rio Mansoa abaixo até João Landim, a breve estadia em Bissau e finalmente o regresso à Metrópole.
Procurarei recordar algumas situações, algumas operações militares, alguns desentendimentos a construção da amizade que nos une a todos nós; Tentarei lembrar com saudade os camaradas que já partiram.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial